sábado, 10 de agosto de 2013

Conhecendo a plataforma arduino

Creio que todos que estiverem lendo este blog, tenham uma base de eletrônica e saibam o que é resistor, led, transistor e etc... sendo assim vamos prosseguir com a apresentação do arduino, neste blog vou trabalhar com o Uno que apresento a vocês abaixo( lindo né?):
Bom, vamos as especificadões principais, ele contém 14 pinos I/0 digitais(dos quais 6 podem ser saídas PWM), 6 I/O analógicas , 3 pinos de GND, 1 de 5V, 1 de 3.3V, uma entrada USB,  e uma entrada para alimentação externa, e outras que falaremos mais adiante. 
Esses pinos são chamados de "portas" e podem ser entradas, ou saída, dependendo da programação feita. Qundo usados como saída, eles fornecem 5v, e quando entradas, temos que ter cuidado, pois só podemos entrar com 5v também, e ter cuidado com a corrente, que nao pode ultrapassar  40mA.
O USB quando conectado com o computador fornece energia para o arduino, fazendo-o assim ser uma forma de alimenta-lo, o USB vai servir para fazer as gravações dos programas no arduino.

A entrada para alimentação, ele pode aguentar tensões entre(6v á 20v) porém quando fornecendo menos de 7v, a placa fica instável e quando mais de 12v, o regulador de voltagem pode super-aquecer e avariar a placa. Então o recomendado é fornecer tensões entre (7v á 12v). O mais apropriado é usar uma fonte retificadora direto da tomada para o arduino, pois usando bateria para alimenta-lo descarrega muito rápido(experiência própria), mas se você preferir, fique á vontade, para usar a bateria, temos que usar aquela de 9v com um cabinho especial que encaixa na entrada do arduino, mas é facilmente encontrada nessas lojas de componentes.
 Fonte retificadora de 12v.

Bateria de 9v energizando o arduino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário