sábado, 3 de agosto de 2013

Iniciando com o arduino

Bom, primeiro de tudo temos que baixar o software do arduino, que podemos baixar gratuitamente neste link: http://arduino.cc/en/Main/Software, depois de baixar você deverá copiar-lo para a raiz de seu disco rígido. Para abrir o programa, basta clicar duas vezes no ícone “arduino.exe”. 
Depois de instalado, temos que instalar o driver da nossa plaquinha arduino no computador.
O dispositivo Arduino é totalmente Plug & Play. Uma vez rodando o ambiente de desenvolvimento, insira o cabo USB AB no Arduino e depois no computador. Seu computador deverá reconhecer automaticamente o Arduino e uma nova porta COM (no caso de sistema operacional Windows Vista, Windows 7 ou Linux). Caso o sistema operacional não reconheça a placa automaticamente, os drivers podem ser localizados na pasta “\arduino-1.0.1\drivers”. 
Para selecionar esta nova porta COM onde o Arduino está localizado, abra o ambiente de desenvolvimento, então clique em TOOLS > SERIAL PORT> COM X (onde X é o número da porta que o Arduino foi instalado automaticamente). Na imagem a seguir temos um exemplo do que você deverá ver:

Note que o numero da porta COM não é necessariamente 108 como na imagem acima. Cada
computador poderá mostrar um numero de porta diferente. Seu Arduino não está sendo reconhecido pelo Windows 7? Veja abaixo a solução: 
Por causa de fatores ligados à permissões do sistema, o Windows 7 algumas vezes impede que o driver seja instalado de uma determinada pasta, onde estão os drivers e ambiente de desenvolvimento do Arduino. Desta forma, temos que fazer com que o Windows “force” a instalação destes drivers de alguma forma.
Siga os seguintes passos:
1) Conecte seu Arduino à porta USB de seu computador. Aguarde até aparecer a mensagem de erro de instalação de driver. A mensagem deve parecer com a seguinte:
2) Feche esta mensagem. Clique em “Iniciar” depois em “Dispositivo e Impressoras”. Você verá um dispositivo como “Não Especificado”, como mostra a figura abaixo:



3) Clique com o botão direito do Mouse neste “Dispositivo Desconhecido” e depois em Propriedades;
4) Clique na aba “Hardware” e depois em “Propriedades”;
5) Na nova janela, clique no botão “Alterar Configurações”;
6) Clique agora em “Atualizar Driver...”;
7) Na janela que abrir, clique em “Procurar Software de Driver no Computador”



 8) Neste ponto, não use a opção de seleção de diretório para escolher o driver do Arduino. Se você fizer isto, o Windows não irá permitir que o driver seja instalado, pois ele não tem permissão para carregar o driver da pasta em questão. Clique então em “PERMITIR QUE EU ESCOLHA EM UMA LISTA DE DRIVERS E DISPOSITIVOS NO COMPUTADOR”, como na figura a seguir:
 9) Na janela que abrir, role a lista para baixo até encontrar “Portas (COM e LPT)” e clique em Avançar;
10) Na próxima janela, selecione “Porta de comunicação”, como na figura abaixo e clique em “Com Disco...”:

  11) Na janela que abrir, faça a busca do driver pelo botão “Procurar”. Direcione esta busca para a pasta DRIVERS, do ambiente de desenvolvimento Arduino, e dentro dela clique em “ARDUINO UNO REV3”, caso esta seja sua placa Arduino, conforme a figura abaixo:
12) Clique em “Abrir”, então em “Ok” e depois em “Avançar”;
13) Clique em “Instalar este software mesmo assim”;
14) Pronto! Seu Arduino está instalado e pronto para ser usado! Agora, basta selecionar a porta
serial do mesmo no ambiente de desenvolvimento Arduino e usá-lo.



  Obs.: Se você ainda não tiver a plataforma arduino e for um iniciante e não tem pretenções de fazer grandes projetos, aconselho comprar um arduino uno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário